Odeon Acoustics Simulation Software

Fabricante: Odeon A/S
Categoria: Utilitários,

ODEON Acoustics Simulation Software é um software desenvolvido para simular e medir a acústica interior dos edifícios.

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Descrição do Software | Odeon Acoustics Simulation Software

ODEON Acoustics Simulation Software é desenvolvido para simular e medir a acústica interior dos edifícios. Com o tratamento adequado, situações ao ar livre podem ser estudadas também. Dada a geometria e as propriedades de superfície, a acústica pode ser prevista, ilustrada e ouvida. O reforço de som é facilmente integrado nas previsões acústicas. ODEON usa o método de “image-source” combinado com o “ray tracing”.

As aplicações incluem:

  • Salões de concertos e ópera, teatros, igrejas e mesquitas.
  • Escritórios em plano aberto, foyers, restaurantes, estúdios de música.
  • Estações subterrâneas e ferroviárias, terminais aeroportuários.
  • Ambientes Industriais, Áreas externas com geometria complicada.

Especificações do ODEON Acoustics Simulation Software

Requisitos do sistema do computador

Sistemas operacionais: Odeon é um aplicativo Windows® de 32 bits executado no Windows® 10 (versão de 32 bits e de 64 bits), Windows® 8 (versão de 32 bits e 64 bits), Windows® 7 (versão de 32 bits e 64 bits) e Windows®Vista (versão de 32 bits e 64 bits). O ODEON pode, a princípio, ser executado no “OSX” usando um emulador Windows ou instalado em uma partição Windows. Muitos usuários escolhem esta opção em vez de um PC, mas uma vez que possíveis instabilidades do sistema podem ocorrer, tal uso é da exclusiva responsabilidade do usuário.

Requisitos de Sistema

RAM: recomendado 2 GB.

Espaço livre em disco: Mínimo 20 GB, recomendado 300 GB. ODEON é um programa bastante leve, consumindo pequeno espaço em memória temporária (RAM), mas precisa de um espaço gramde no disco rígido. Durante os cálculos cria arquivos que são gravados no disco rígido, liberando a memória temporária (RAM). Ambos os arquivos de simulação e auralização podem ser bastante grandes, seu tamanho depende fortemente do tipo de sala/projeto. Portanto, gerenciar o espaço em disco depende do usuário.

CPU: Mínimo 1 GHz Pentium® recomendado. Os processadores multi-núcleo são recomendados para cálculos paralelos rápidos.

  • Placa gráfica: SVGA graphics display/adapter.
  • Placa de som: placa de som (para o “Surround Loudspeaker Playback”, a placa de som deve normalmente suportar vários canais, por exemplo, 4.1, 5.1 e 7.1 – até 50.1 suportados).
  • Portas: Porta USB para conectar o Dongle.

Algoritmos de Cálculo – ODEON Acoustics Simulation Software

Método de reflexão híbrida: Uma combinação entre o método de “Image-Source”, “ray tracing” e “ray radiosity”. As primeiras reflexões são definidas por “image-source” e “Ray Radiosity”. As reflexões tardias são definidas por um método especial de Ray-tracing/Radiosity. A ordem de transição (por padrão 2) decide em qual ordem de reflexão as reflexões vão desde o método de reflexão primário até o retrasado.

O coeficiente de dispersão baseado na reflexão “S” garante que a dispersão depende da rugosidade superficial definida por uma dispersão superficial, a frequência, o tamanho da superfície e a distância entre a superfície e a fonte/receptor. Espalhamento baseado em Vetores “Vector based Scattering” no Ray-tracing algoritmo. Se S=0, o raio é refletido na direção especular, se S=1 é refletido em uma direção aleatória e entre 0 e 1 o raio é refletido como um vetor resultante de um vetor especular, ponderado 1-s e um vetor aleatório, ponderado S.

Difusão oblíqua de Lambert: no traçado de raios, são colocadas no ponto de reflexão várias fontes secundárias, se visíveis à fonte e ao receptor, distribuindo as reflexões com um oblíquo de Lambert, que pode incluir energia especular e dispersa.

Sistema de medição:

A partir da versão 12, o ODEON é equipado com um sistema de medição poderoso que fornece respostas de impulso de alta qualidade com o menor esforço possível pelo usuário.

Gerador de varredura:

As respostas de impulso são registradas usando sinais de varredura linear ou exponencial para cima. Um arquivo de som no formato .WAV é produzido a partir de uma medição.

Processamento de resposta de impulso:

A resposta de impulso obtida com o gerador de varredura (ou uma gravação externa, como um tiro, uma explosão de balão ou aplauso) pode ser processada para derivação dos parâmetros acústicos de sala ISO. A resposta ao impulso é filtrada pela banda de oitava e truncada automaticamente no piso do ruído.

Medições vs. Simulações:

Uma vez que a resposta do impulso foi carregada em ODEON e os parâmetros acústicos foram calculados, eles podem ser importados para a resposta multi-ponto de um modelo de sala, para uma comparação direta entre simulações e medições.

Hardware necessário:

Uma placa de som, mencionada nos Requisitos do Sistema do Computador, um alto-falante (preferencial omnidirecional) e um microfone para capturar respostas de impulso, quando se utiliza o gerador de varredura ODEON. A amplificação é necessária tanto para o altofalante como para o microfone.

Ferramentas de Modelagem – ODEON Acoustics Simulation Software

  • Odeon editor
  • Import Facility
  • Geometry verification
  • Patch Tools
  • Extrusion Modeller

Propriedades de entrada de superfície – ODEON Acoustics Simulation Software

  • Coeficiente de absorção
  • Coeficiente de dispersão
  • Transparência
  • Índice de redução do som

Propriedades de entrada de origem – ODEON Acoustics Simulation Software

  • Fontes pontuais
  • Padrão de diretividade natural
  • Altofalantes
  • Padrão genérico de diretividade
  • fontes de linha
  • Fontes de superfície

Resultados – ODEON Acoustics Simulation Software

  • Estimativa rápida
  • Estimativa Global
  • Resposta de ponto único
  • Resposta multi-pontos
  • Mapas Grid
  • Mapas Grid de Direct Sound
  • Cobertura do Refletor
  • Ray-Tracing
  • 3D Billiard

Auralização – ODEON Acoustics Simulation Software

  • Input
  • Mixer
  • Processamento
  • Output
  • N-channel surround-sound para sistemas padrão
  • SuperStereo especial feito para configuração de altofalante estéreo padrão como especificado na configuração pelo usuário.
  • Output
  • Requisitos Mínimos de blaca de som: Estéreo, Duplex, 16 bits, amostragem 44100Hz. De volta ao topo.

Impressão, Gráficos e Exportação

Gráficos e tabelas podem ser exportados através da área de transferência ou arquivo em vários formatos. (.wmf, .emf., .bmp., .gif., .jpg, .pcx, .png), ou impressos. Os resultados, incluindo parâmetros, dados de reflexão, curvas, etc., podem ser exportados em formato ASCII (texto) para processamento posterior em outros programas.

As animações de exportação em formato GIF a partir de qualquer um dos displays no programa, tiro único, bem como a seqüência de disparo estão disponíveis. Uma ferramenta de edição para animações está incluída. De volta ao topo.

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