Sua empresa analisa dados de mercado e faz projeções com consistência?

Publicado em: 3 de dezembro de 2018

Destaque

É possível usar bons recursos visuais e ainda manter os dados consistentes em apresentações que você elabora em minutos.

A qualidade das informações usadas nas apresentações é primordial. A clareza em como são expostas também é algo que não deve ficar atrás. Tratamos desse assunto no texto 3 dicas para tornar suas apresentações em PowerPoint mais atrativas e convincentes, no qual apresentamos estratégias para que você e sua empresa sejam mais convincentes e assertivos em apresentações de resultados ou ainda de uma proposta a um novo cliente. Porém, queremos que você vá além.

Há ferramentas que podem facilitar seu trabalho, especialmente quando se tratam de relatórios. Aquela imensidão de dados e números que precisam ser apresentados para a construção de um pensamento, defesa de uma ideia ou justificativa de uma ação pode fazer com que as pessoas percam facilmente a atenção de sua apresentação se você não souber organizá-los.

Equipes Financeiras, Comerciais, de Marketing e especialmente de Inteligência de Mercado convivem com essa necessidade cotidianamente. E hoje existem soluções para tornar a organização e a apresentação de dados estatísticos eficiente e agradável, além de não exigir muito tempo do responsável pela manipulação dos dados. Um software globalmente utilizado é o Think-Cell, que se integra harmoniosamente ao PowerPoint e oferece dezenas de tipos de gráficos, além de melhorias visuais baseadas em dados. A partir dele, estima-se uma economia de aproximadamente 70% do tempo de criação das apresentações.

Fernanda Belchior, gerente de Market Strategy da Equinix, conta que a empresa já utiliza o Think-Cell há mais de três anos. Segundo ela, o uso do software permite um padrão global para produção de relatórios, pois mantém a consistência das entregas, além de mostrar a trajetória e os comportamentos dos números, para que o leitor entenda a tendência apresentada. Na Equinix, ele é usado pela equipe de Inteligência de Mercado para elaboração de relatórios mensais e trimestrais elaborados para as lideranças da companhia.

Fernanda relata grandes ganhos nas análises e no resultado das apresentações: “Ele traz, automaticamente, as análises anuais, trimestrais e crescimento composto, para citar alguns, em bem menos cliques. Isso deixou o trabalho mais rápido e dinâmico. Já as apresentações ganharam um layout mais consistente, de melhor visualização e de fácil entendimento”. Segundo a gerente de Market Strategy, a área de Inteligência de Mercado tornou-se uma referência na elaboração de layouts de apresentações para os demais departamentos da Equinix. “Sempre nos perguntam ou nos pedem para compartilhar os recursos que utilizamos”, conta.

Para ganhar tempo e eficiência, é necessário estar sempre de olho nas soluções disponíveis no mercado e, além do que elas oferecem, também é de extrema importância contar com profissionais que compreendam a relevância de se expressar de forma clara e objetiva, de contar uma história com começo, meio e fim (respondendo à todas as perguntas que cada apresentação se propõe a elucidar) e de desenvolver constantemente competências e habilidades para utilizar todos recursos disponíveis.

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