Redução de custos e inovação: um caminho possível

Publicado em: 18 de outubro de 2018

Destaque

Reduzir custos é, quase sempre, um desafio. Mas aqui vai uma dica prática: ao enxugar gastos ligados à processos operacionais (que demandam o envolvimento de pessoal e acabam sendo mais custosos e morosos), você conseguirá liberar orçamento para produtos e serviços inovadores, tecnológicos, softwares e sistemas, produtos normalmente tabelados, mas que proporcionarão ganho em escala, assertividade e, em médio prazo, ganho financeiro. É possível encontrar estratégias que reduzam custos sem perder a qualidade, garantindo, sobretudo, inovação e boas práticas para seu negócio. Como, então, remanejar o orçamento e entender o corte de gastos como ferramenta de avanço?

O departamento de Supply Chain – Suprimentos ou Compras para algumas companhias – é o personagem principal desta equação. A partir dele será possível reconhecer os pontos fortes e fracos da empresa, enxergando as áreas aptas para reestruturação. É necessário reconhecer a importância deste departamento em detrimento dos demais setores, especialmente na hora de elaborar o orçamento anual. O conhecimento de uma equipe de Supply Chain é a chave para otimizar os orçamentos de todas as áreas, além de estabelecer metas cruzadas no negócio. Quando alinhadas, as metas dos diferentes departamentos podem ser o combustível para dar mais qualidade à gestão empresarial e melhorar o atendimento aos clientes internos. Tudo isso, acabará por refletir para os clientes finais.

Parceria com a TI

O departamento de tecnologia pode ser um grande aliado. Apesar de ser uma área que recorrentemente demanda a compra de produtos tabelados no mercado, o que dificulta as negociações nos processos de compra – um pesadelo para a área de suprimentos –, o profissional de Supply Chain deve contar com a TI para revisar e melhorar processos. Ao notar que o modus operandi da empresa não vai bem, acione a equipe de tecnologia para ajudar a inovar e a ressignificar atividades. Automatizar processos internos pode reduzir gastos e reestruturar rotinas.

Equipe unida

Envolver todo o time é o segredo para colaboradores mais engajados e determinados em prol de uma única causa. Por isso a importância de gestores dialogarem com seus funcionários, garantindo que as metas da equipe (inclusive seus cruzamentos com as metas de outros departamentos) estejam claros. Todos devem conhecer as necessidades dos clientes internos. A próxima etapa é garantir que Supply Chain participe da elaboração dos orçamentos dos outros departamentos. Além de reforçar a união entre os colaboradores, facilitará a projeção de gastos mais eficientes.

Estratégias para além do orçamento

Planejamento estratégico anual (se possível, revisitado trimestralmente), revisão de contratos e terceirização de setores também são estratégias elementares para a redução de custos. Analise toda sua cadeia de suprimentos, elabore relatórios e trace novas ações.

Empresas que investem em novos modelos de gestão e ferramentas tecnológicas reduzem custos internos, aumentam a produtividade e se destacam no mercado. Trace seu objetivo e não tema: inovação e redução de gastos podem (e devem!) caminhar juntos.

Escolha seu software e faça uma cotação!

Icone

Não sabe qual software escolher?

Nós temos um time preparado para te ajudar a escolher o software ideal para sua empresa.
Pergunte para gente!
Icone

Não achou o que procura?

Temos uma base de diversos empresas parceiras, e podemos achar o software que você quer.
A gente procura para você!
Copyright © OSB Software 2018 - Todos os direitos reservados.