Estratégias para manter o orçamento no azul o ano todo

Publicado em: 4 de janeiro de 2019

Destaque

Há pouco tempo, publicamos aqui no blog o artigo Redução de custos e inovação: um caminho possível, com foco em empresas que naquele momento do ano já visualizavam um fechamento negativo do orçamento. Nele, tratamos sobre redução de gastos ligados à processos operacionais e a respeito da importância de uma boa parceria entre as áreas de Suprimentos/Compras e TI.

Agora, nosso objetivo é te apoiar a investir bem o orçamento 2019, projetando ganhos e retorno do seu investimento ao longo do ano. São dicas para você gerir melhor as contas de sua empresa ou do departamento em que atua, e investir em soluções que o resultado seja mensurável, visando redução de custos, análises eficientes e aumento de produtividade.

Revise, analise e trabalhe constantemente em cima do planejamento

Chegar ao final do ano com uma diferença considerável entre orçado e realizado (seja ela positiva ou negativa) é sinal de alerta. Tudo começa com problemas no planejamento, que depois passam para problemas na gestão rotineira das despesas e das ações.

Segundo Alexandre Amorim, consultor em projetos estratégicos, ex-diretor do IPPLAN – Instituto de Pesquisa e Planejamento de Administração, essa é uma tarefa bastante complexa, porém necessária, que envolve “compreender os cenários macroeconômicos, estar atendo às mudanças que ocorrem no ambiente de negócios, como a incorporação de tecnologia e inovação, adotar mecanismos de inteligência de negócios, realizar o aprimoramento de processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade”.

O gestor (ou administrador do negócio), deve revisitar constantemente seu orçamento anual para fazer correções e redirecionamentos com o objetivo de garantir o cumprimento de suas metas.

Sobrou? Pense bem antes de usar!

É bastante recorrente que a empresa utilize as “sobras” do orçamento para distribuir como lucro entre o corpo acionário da empresa e seus dirigentes. Já alguns departamentos, para evitar que seus orçamentos do ano seguinte possam ser reduzidos, acabam gastando com materiais de escritório ou outros itens consumíveis. Mas será que essa é realmente a melhor forma de investir?

Outra sugestão de Alexandre Amorim é que o gestor se faça algumas perguntas antes de agir: quais áreas necessitam melhorar resultado e performance frente ao orçamento passado? Necessito investir na formação de pessoal e qualificação técnica para melhorar meus resultados de produção e de vendas? Devemos incorporar novas tecnologias e mecanismos de inovação na produção visando aumento dos resultados orçados?

As melhores soluções para alocar seu orçamento

Comece 2019 de olho em soluções que aumentem a produtividade da sua empresa, que deem um suporte funcional ao planejamento e que permitam gestores terem uma visão mais analítica e estratégica do negócio. E aproveite para conhecer nossos softwares para ganho de Produtividade, Business Intelligence e Estatística, Pesquisa e Análise.

Escolha seu software e faça uma cotação!

Icone

Não sabe qual software escolher?

Nós temos um time preparado para te ajudar a escolher o software ideal para sua empresa.
Pergunte para gente!
Icone

Não achou o que procura?

Temos uma base de diversos empresas parceiras, e podemos achar o software que você quer.
A gente procura para você!
Copyright © OSB Software 2019 - Todos os direitos reservados.