3 dicas para tornar suas apresentações em PowerPoint mais atrativas e convincentes

Publicado em: 1 de novembro de 2018

Destaque

No mercado corporativo apresentações fazem parte do dia a dia, especialmente entre as lideranças, sejam apresentações em reuniões internas ou de propostas para clientes. E, nesses casos, quem nunca se deparou com aquelas exposições monótonas, que nunca acabam, ou com telas bagunçadas, cheias de números, nada atrativas?

É necessário reconhecer que apresentações e exposições fazem parte da rotina e podem garantir o sucesso dos seus negócios (ou acabar com sua argumentação). Mas, qual a melhor maneira de deixar o público de uma reunião curioso e engajado com o que você tem a dizer?

Planeje, antes de tudo

O primeiro passo para uma apresentação de PowerPoint profissional – e que tire os olhos dos espectadores do WhatsApp, Instagram etc. –  é o planejamento. De acordo com Roberto Burgess, diretor executivo da PontoPPT, empresa especializada no desenvolvimento de apresentações criativas em PowerPoint, “tudo começa com um bom planejamento. Saber qual é o objetivo, quem é o público-alvo e qual é a mensagem principal a ser transmitida. Depois, deve-se rascunhar a apresentação toda e só então, mergulhar no PowerPoint em si. O problema é que as pessoas já querem começar pelo PPT. Esse é o pecado original”.

Conte uma história

Entenda que sua tarefa, ao montar uma apresentação, não é simplesmente criar slides. Você precisa contar uma história. Mesmo que se trate de uma apresentação de resultados financeiros ou uma projeção orçamentária para o próximo ano, desenvolva o conteúdo com começo, meio e fim: de onde você está partindo, qual o percurso, o que encontrará ao longo dele e onde você quer chegar. Essa deve ser sua estratégia de narrativa (a forma como vai discursar na reunião), independente do tema a ser abordado.

Menos é mais

“Entenda que Word é uma coisa e PowerPoint é outra. Não adianta sair colando conteúdo nos slides. Simplicidade, frugalidade e assertividade na confecção dos slides é o caminho. Sobretudo para quem não é expert em criação de apresentações profissionais”, afirma Roberto. Obviamente, o domínio de ferramentas como Photoshop, para agregar esteticamente à criação dos slides, é um diferencial. Mas, se sua empresa costuma utilizar muitos gráficos em apresentações, por exemplo, comece garantindo que eles sejam de fácil compreensão, simples, objetivos e que permitam um raciocínio intuitivo e complementar à sua fala. Softwares integráveis ao PowerPoint para criação de gráficos, como o Think-Cell, podem promover com tranquilidade melhorias visuais baseadas em dados. Vale mais facilitar o entendimento do que fazer “pirotecnia” para chamar a atenção.

Uma apresentação bem montada, com conteúdo relevante, enxuta e com recursos visuais interessantes faz com que as pessoas desfrutem do que estão vendo, e acabem por participar mais ativamente. E, segundo diretor executivo da Ponto PPT, para saber se você conseguiu atingir seu objetivo, “o melhor termômetro é notar se as pessoas estão mexendo no celular ou não. Felizmente, quando o PPT está show, ninguém fica conferindo seus e-mails”.

Escolha seu software e faça uma cotação!

Icone

Não sabe qual software escolher?

Nós temos um time preparado para te ajudar a escolher o software ideal para sua empresa.
Pergunte para gente!
Icone

Não achou o que procura?

Temos uma base de diversos empresas parceiras, e podemos achar o software que você quer.
A gente procura para você!
Copyright © OSB Software 2018 - Todos os direitos reservados.